quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Finanças - Quem paga a corretagem?

Oi pessoal,  tudo bem?

Hoje vou tratar de um assunto um tanto quanto polêmico, afinal quem deve pagar a tal da corretagem do imóvel em construção?

Geralmente nós consumidores pagamos esta corretagem e de acordo com o PROCON e o CRECI esta cobrança é ilegal e abusiva, estas taxas e comissões são de responsabilidade do vendedor do imóvel, exceto se o comprador escolher contratar os serviços de um corretor, onde ele passará a procurar um imóvel pra você, bem diferente quando você vai até um Stand de vendas para comprar seu imóvel.

No meu caso eu fiz contato direto no Stand fui 3X...uma para conhecer o decorado, uma outra para levar a documentação e a terceira no coquetel para assinar o contrato, então no dia que assinei o tal do compromisso de compra e venda observei que subtraíram 11Mil do valor combinado, então só depois que descobri que este valor referia-se as comissões e que não entrariam em contrato, ou seja, os primeiros  11mil que paguei foi a comissão para simples 3 visitinhas no Stand e alguns dias depois recebi uma carta dizendo que a partir daquela data meu contato seria direto com o Depto. de Relacionamento da Construtora, ou seja, nunca mais tive contato com o corretor...

Ainda de acordo com o CRECI se a construtora cobra a taxa de corretagem ela estará fazendo isso duas vezes, porque este valor já está vinculado ao valor total do empreendimento, então quem tem por obrigação de pagar a comissão ao corretor é a construtora.

Infelizmente essa cobrança indevida é muito comum, e o futuro morador muitas vezes acaba cedendo porque se isso não acontecer, ele não consegue efetuar a compra do imóvel e só depois ele tenta pleitear seus direitos na Justiça.

Ainda assim algumas construtoras cobram este valor de corretagem sob o nome de SATI (Serviço de Assessoria Técnico-Imobiliária) que segundo o Procon, também é obrigação da construtora oferecer todas as informações referentes ao serviço comercializado, ou seja, mais uma vez cobrança abusiva.

Enfim, só lembrando que cada contrato tem suas particularidades, este post escrevi baseado em pesquisas e de como foi gerado o meu contrato, então se surgirem dúvidas, procurem um bom advogado ou um especialista no assunto para analisar seu contrato, pois com certeza farei isso com o meu...rsrs

#Fica a dica!
Abraços, até mais!

Fonte: globo.com / Procon-SP 

15 comentários:

  1. Oi Adriano! Fiquei super feliz com tua visita e teu comentário no blog, feliz mesmo. Muito obrigada mesmo!
    Adorei teu cantinho, aqui, estava vendo algumas postagens, o apê de vocês vai ficar lindo, só pelo decorado dá pra ver .. tudo lindo mesmo, parabéns por essa conquista!
    Que Deus possa abençoar muito muito muito!

    um super beijo,
    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iara, Obrigado pela visita! Volte sempre!! Bjss

      Excluir
  2. Oi Adriano, graças a Deus eu não tive este problema com o meu, e olha que eu encho o saco do meu corretor, em todas as visitas que faço no apê ele que acompanha.
    O valor de corretagem já está incluso no valor do apartamento. Eu só tive que dar uns cheques separados quando fui pagar a entrada.

    bjos

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom Eliana...eu infelizmente não tenho este contato! Visita então? nem pensar..rsrs Abraços!! Até mais.

      Excluir
  3. eu também não paguei essa taxa, só não temos como saber se já foi inclusa no valor do imóvel né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Juci, muitas vezes nem ficamos sabendo!! Abraços!!

      Excluir
  4. Oi Adriano,

    vim retribuir a visita e o comentário ^^

    Muito legal o seu blog, parabéns!

    Nossa é um absurdo né, eles sempre arrumam um jeito de "roubar" dinheiro de nós.

    É muita sacanagem, estamos comprando um AP ou uma csa que já não é barato e ainda cobram umas "taxas" que eu nunca entendo de onde são e pra onde está indo, perguntamos a eles e eles se enrolam tanto, porque com toda certeza é roubo, que eles acabam se entregando, mas infelizmente ficamos com medo de perder o nosso futuro lar e acabamos pagando tudo que eles vão empurrando, quando finalmente entregarem o meu AP eu também quero procurar ajuda de um advogado para investigar tudo que pagamos, e se tiver alguma coisa errada ou indevida eu quero recorrer, mesmo que não dê em nada, mas não podemos ficar calados.

    Boa sorte ai rs...

    Bjos ♥

    http://larmeudocecantinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jéssica, seja sempre bem vinda! Bjs

      Excluir
  5. Oiii!
    Passei pra te deixar um presentinho em meu blog, dê uma passadinha lá e me siga.Gostei de seu blog e agora te sigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monica obrigado, vou passar lá!! Até mais!!

      Excluir
  6. Putzz Adriano, nós tbm pagamos essa taxa com uns milzinhos aí!
    É uma puta sacanagem falando o português claro. No ato da compra do imóvel que ficamos sabendo que era para os corretores... pois ele falam que precisava dar uma "entrada"... pura mentira!
    Bom, o pessoal do nosso condomínio..os nosso futuros vizinhos estão querendo entrar com uma ação em conjunto. Vamos ver o que vai dar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika...achei bacana esta ação em conjunto viu!! Dá mais força na causa né? Espero que vocês consigam! Abraços!!

      Excluir
  7. Oi Adriano...to por aqui, retribuindo a visita!
    Ah, mas vamos combinar? É muita grana nénão?
    No nosso caso, tiramos o corretor da jogada.
    Não foi por má fé...explico...
    Eu tinha visto meu então ap...no Zap Imóveis...tinha feito cadastro no site e tal...e lá vc pode ir salvando em uma pasta de favoritos os imóveis q vão te chamando a atenção. Eu fiz isso...mas paralelamente, tb visitava algumas corretoras pra ver o q tinha de atraente$$$ na região...
    Por coincidência, o corretor, veio me mostrar este ap q eu já tinha salvo em minha pasta, inlusive já tinha até o contatos dos moradores...pensei...puts...sacanagem...conversei com marido, expliquei a situação..mostrei as fotos, os contatos...ligamos para os moradores depois e explicamos a situação...
    Então, em comum acordo...fomos lá na corretora, nós e os donos do imóvel, propor para o corredor (pq prece q tem ma multa, se vc comprar direto com o vendedor, sendo q um corretor tinha te mostrado o imóvel antes), um acordo...não pagaríamos toda a corretagem q na época era só 30 conto! (30 mil reais!!), mas faríamos toda a parte burocrátia.
    E fizemos isso, o corretor não tirou sequer uma xerox pra gente...na CEF, nem de documentista precisamos, corremos atrás de tudo! Meu marido de cara se deu super bem com o antigo morador...e eu tb com a esposa...tudo certo, graças a Deus...mesmo assim, pra gente não sair como os ruins da história...demos 10.000,00 pro cara q seu único trabalho foi me trazer 01 dia só pra ver o ap...mais nada! Acho q levou mais do q mereceu..enfim...td certo, estamos aqui instalados e mexendo aos pouquinhos no nosso casulo. Mas q é umataxa bem da abusiva, é sim...desculpa o texto grande...mulher fala demais! rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia..imagine o legal do blog é isso troca de experiencias...aprendemos com os erros e acertos! Isso aqui tem sido uma troca incrível!! Mas voltando ao assunto...concordo com a corretagem...acho justo também, só não acho correto receber duas vezes conforme relatos no post..ai acho muita sacanagem né!? Abraços!!

      Excluir
  8. Olá, vi teu blog no "A compra do nosso castelo" e gostei, eu paguei corretagem que vem com o nome de pequena entrada, mas já estamos vendo isso, afff é um roubo atrás do outro!
    Até logo! http://caseiquerocasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir